quarta-feira, 22 de julho de 2009

ARTIGOS

Liberem as calçadas que eu quero passar
A lei municipal que proíbe que os estabelecimentos comerciais coloquem mesas nas calçadas vem provocando muito descontentamento não só da parte dos empresários, mas também do sindicato que representa os trabalhadores da área. O responsável pelo setor de fiscalização da Prefeitura diz que a lei é legal e que vai continuar fiscalizando os estabelecimentos, inclusive ameaçando de multa e até da cassação dos alvarás. Os empresários alegam que terão prejuízos. O sindicato acredita em demissões. Tudo pelo motivo de melhorar a acessibilidade aos pedestres. Até aí, dá para se entender, até porque alguns abusos são registrados.
Mas e contra algumas pessoas e empresas que fazem das calçadas-que são passeios públicos- extensões de suas empresas, estacionamento para clientes, impedindo a passagem e fazendo com que as pessoas tenham que ir para a rua correndo risco de ser atropelado, o que vão fazer? Vai haver fiscalização também?
Andei por pouco mais de uma hora pelas ruas da cidade e fotografei várias irregularidades que estão estampadas nas páginas internas do jornal. Tem oficina que usa a calçada como área para dar manutenção a carros, uma grande loja de material de construção localizada em ponto movimentado que transformou sua calçada em estacionamento privativo, gente que faz da calçada depósito de material de construção impedindo o trânsito de pedestres, tem um consultório que faz da calçada local estacionamento de cliente, tem até a própria prefeitura que permite que se estacione em cima de sua calçada fechando o trânsito de pedestres, em plena e movimentada rua 30. Tem muito mais absurdos por aí.
A questão das mesas de bares nas calçadas é muito menos problemático, até porque geralmente isso ocorre no período noturno. Já os abusos cometidos pelas pessoas que obstruem as calçadas com carros e entulhos persistem por todo o dia.
Seria preciso que se acionassem os agentes municipais de trânsito para fiscalizar e pelo menos amenizar um pouco esse problema.
NÃO ESQUECEMOS
Na edição passada a Coluna denunciou a péssima iluminação pública em diversas praças públicas de Barretos. Depois de quase uma semana os problemas não foram resolvidos. A editoria da Coluna enviou email para a Ouvidoria Municipal e ainda não recebeu resposta. O email da Ouvidoria é:
ouvidoria@barretos.sp.gov.br
.
FESTA
O Instituto João Falcão e a paróquia de Santa Ana realizarão nos próximos dias 24, 25 e 26 de julho a Festa de Santa Ana e São Joaquim, a partir das 19 horas, na praça de esportes do bairro Nadir Kenan, em frente à igreja de Santa Ana.

Mauricio José Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário